quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Inclusão é tema de evento promovido pela FIESC

Ação visa o cadastramento das pessoas com deficiência para serem inseridas no mercado de trabalho. A FIESC, juntamente com o SESI e SENAI promoveram nesta terça-feira, 10, em Criciúma, o projeto Incluir para Crescer. Com o objetivo de valorizar a conscientização sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e no mercado de trabalho, a iniciativa, até 2017, será realizada em seis cidades de Santa Catarina, sendo que Criciúma foi a segunda a receber o projeto. "A iniciativa da FIESC possibilita que, com este cadastro que foi realizado nesta terça, possamos saber as pessoas que estão no mercado para trabalhar dentro das nossas unidades. Conseguimos assim conhecer estes profissionais e valorizar a importância da inclusão", enaltece a diretora do SESI de Criciúma, Jovilde Parisotto.

Para o diretor da unidade do SENAI de Criciúma, Silvio Bitencourt da Silva, a iniciativa serve de exemplo. "O Incluir para Crescer deve ser ampliado para outras instituições e também para a indústria que pode viabilizar ainda mais a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho", garante. "Toda essa ação só demonstra o quanto a FIESC está engajada para promover esta mudança na realidade das pessoas com deficiência", completa o diretor do SENAI de Tubarão, Maximiliano Alves.

Além do cadastro dos profissionais, realizado até às 18 horas, outro importante momento do encontro são as palestras da consultora em inclusão de pessoas com deficiência, Marta Gil, que foi realizada às 10h30min e 14 horas. "A Legislação do Brasil já passou por muitas alterações que refletiram diretamente na forma como os deficientes são tratados. Muita coisa já mudou, mas é preciso mais. Especialmente no que se refere a atitude. Muitas empresas ainda não acreditam no potencial das pessoas com deficiência. E é com informação que essa barreira pode ser superada. A sociedade ainda estranha a diferença e não consegue ver as semelhanças, isso precisa ser mudado", garante Marta.

Para o Presidente do Conselho Municipal da pessoa com Deficiência de Capivari de Baixo, Izaias Vargas Filho, a oportunidade criada pela FIESC deve ser seguida por outras instituições. ?Eu sempre acompanho estes eventos que valorizam a importância da inclusão. Criamos uma bagagem de conhecimento e abrimos novas portas e oportunidades para a vida?, enaltece.

O evento é aberto à comunidade e o cadastramento dos interessado realizado de forma gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário