quinta-feira, 26 de março de 2015

Aprendizagem Móvel: tendência educacional de 2015

O tempo em que o uso de tablets, laptops e celulares servia apenas a momentos de lazer e distração está chegando ao fim. Ao longo dos últimos anos, o que é apontando como tendência educacional em 2015 vem se firmando dentro e fora da sala de aula: a aprendizagem móvel.aprendizagem móvel.

Termo derivado do inglês ‘Mobile Learning’, esta é uma das modalidades do ensino à distância, complementar aos métodos de ensino tradicionais, que potencializa a apreensão de conteúdos com o auxílio de aparelhos móveis e da internet.

Por que Aprendizagem Móvel?

A democratização do acesso à informação e educação é um dos ganhos imediatos da aprendizagem móvel. Possível apenas pelo amplo acesso da população à celulares e tablets - hoje, existem cerca de 7 milhões de telefones celulares no mundo.

Um exemplo curioso, na cidade de Lahore, no Paquistão, é de um projeto da UNESCO que utiliza o serviço de SMS para distribuir conteúdo educacional a alunos de baixa renda que já tenham concluído o ensino fundamental.

Outro exemplo é o projeto BLOOM, lançado em vários países europeus, com foco em taxistas e motoristas de ônibus, cujo horário de trabalho não permite, na maioria dos casos, frequentar aulas tradicionais. Este programa provou que é possível fornecer conteúdo relevante a estudantes em circunstâncias incomuns.

Combinação leva à perfeição

Por mais que a tendência aponte para a consolidação da aprendizagem móvel no cenário educacional, aliar a tecnologia a métodos tradicionais ainda é a forma mais completa de se pensar educação nos dias de hoje. O importante, para professores e estudantes, é saber como usar o meio certo, no momento certo, para otimizar a aprendizagem.aprendizagem móvel

Câmera

Fotografar com seu celular também pode ser mais que uma diversão ou trabalho. Com a câmera é possível ilustrar trabalhos, tirar fotos de anotações ou exercícios a serem consultados posteriormente.

Gravador de vídeo / som

Pode ser usado para realizar trabalhos em vídeo, como mini documentários, ou em áudio, como um programa de rádio, por exemplo, consultar material multimídia, entre muitas outras possibilidades.

Idiomas na aprendizagem móvel

Existem muitos aplicativos como, por exemplo, tradutores e dicionários que nos permitem realizar consultas rápidas referentes aos termos e significados.

Geolocalização

Muitos aplicativos móveis fazem uso da geolocalização. Sem dúvida, essa é uma das muitas funções que podem ser utilizadas para incrementar o processo educativo.

Mensagens

Forma fácil e rápida para motivar a comunicação direta fora da sala de aula entre professores e alunos ou mesmo para o estudo em grupo. O Whatsapp, aplicativo gratuito, tem sido amplamente utilizado para troca de informações e conteúdo, especialmente entre candidatos a grandes exames como Vestibular e Concursos Públicos.

Vale ressaltar que a aprendizagem móvel promove uma aprendizagem independente, ao mesmo tempo em que permite ao professor estender o ensino para fora da sala de aula.
Fonte: ExamTime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário