terça-feira, 28 de outubro de 2014

Curso online de prevenção ao câncer de pele

O verão está próximo e com ele estamos mais expostos aos raios solares. Uma das doenças relacionadas a exposição solar é o câncer de pele. Para previni-lo, devemos evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir o melanoma e outros tipos de tumores cutâneos.

Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, as pessoas de todos os fototipos devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol. Os grupos de maior risco são os do fototipo I e II, ou seja: pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas também devem ter atenção e cuidados redobrados.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que as seguintes medidas de proteção sejam adotadas:

  • Usar chapéus, camisetas e protetores solares.
    Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10:00 e 16:00 (horário de verão).

  • Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.

  • Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão. Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre. Ao utilizar o produto no dia-a-dia, aplicar uma boa quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço.

  • Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.

  • Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.

  • Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.

    O SESI, entidade do sistema FIESC, oferece curso online e gratuito sobre prevenção ao câncer de pele, que tem como objetivos conhecer os riscos que as radiações solares podem causar a pele e a saúde das pessoas, quando não são observadas as medidas preventivas ao se expor à luz solar de maneira excessiva; aprender como prevenir-se, assim como reconhecer um possível caso de câncer de pele, observando a evolução de machas e pintas na pele; reconhecer quais são os grupos mais suscetíveis ao câncer de pele e como utilizar métodos de proteção, como os filtros solares.

    O curso foi elaborado pelo SESI/PR, em parceria com a Associação Amigos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

    Carga horária: 12 horas.

    Duração: 30 dias.

    Ementa:
    Unidade 1: Impactos da radiação ultravioleta sobre a pele; Camada de Ozônio; Problemas ocasionados pelo excesso de radiação solar.
    Unidade 2: Descrição das doenças causadas pelo sol; Câncer de pele e fatores de risco; Fototipos que exigem mais cuidados e que possuem risco maior ao câncer de pele.
    Unidade 3: Reconhecendo tumores de pele; Regra do ABCD para observar manchas e pintas; Carcinoma Basocelular; Carcinoma Espinocelular; Melanoma Cutâneo.
    Unidade 4: Meios de prevenção e proteção aos raios solares; Como usar o filtro solar; A educação das crianças como ferramenta contra o câncer de pele.

    Para realizar o curso, acesse o endereço www.eadsesipr.org.br/loja/product.php?id_product=136.
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário