MIT (Massachusetts Institute of Technology) desenvolveram o The Radix Endeavor, um jogo que usa a lógica dos populares games de estratégia como World of War Craft.
A ideia é ensinar estudantes do ensino médio assuntos de Stem (sigla em
inglês para ciência, tecnologia, engenharia e a matemática). O game,
disponível em inglês, está aberto a participação de professores de todo o
mundo e suas respectivas turmas.
Lançado neste mês, em caráter experimental, o Radix propõe estimular
práticas de pensamento crítico, criação, colaboração e resolução de
problemas. No jogo, assuntos de álgebra, geometria, probabilidade,
estatística e biologia, por exemplo, são trabalhados dentro da lógica do
desafio, uma das características mais marcantes dos games. O design, a
jogabilidade e a possibilidades de interação com outros jogadores (como é
o caso dos Massively Multiplayer On-line Games, jogos digitais
que permitem a participação de vários usuários ao mesmo tempo) de casa
ou do colégio, torna o Radix um game similar a outros que são mais
populares. Para o desenvolvimento do jogo, foram necessários dois anos
de intensas pesquisas no MIT.
Para participar do game, professores e alunos precisam fazer um
pequeno cadastro no site. Em alguns instantes, o usuário já consegue
criar o seu próprio avatar (personagem virtual) que o representará na
aventura. Feito isso, o estudante já começa o jogo imerso numa ilha
misteriosa repleta de espécies de plantas e animais desconhecidos. Ao
caminhar pelo local, os jogadores poderão reconhecer essas espécies e
outros tantos desafios que aparecerem diante deles. O principal objetivo
será ajudar a encontrar solução para os problemas ambientais da ilha.
Durante esse processo de busca, os jovens deverão estudar quais são as
principais causas desses problemas e de que maneira podem salvar a ilha
da destruição.
Toda a trajetória do jogador, as escolhas e o progresso dele no jogo
poderão ser monitoradas pelo professor. Ele terá acesso direto aos dados
dentro de um portal criado especificamente para isso. Com isso, o
docente pode auxiliar o aluno nos desafios que ele não conseguiu superar
ou naquele em que gastou mais tempo para superar. Todos as informações
colocadas no jogo estão baseadas no currículo formal de ensino médio dos
Estados Unidos. A fase piloto vai durar até junho de 2014. Nesta fase
de testes, os pesquisadores irão monitorar a atuação dos estudantes
participantes.
Confira imagens do game e entrevista com um dos realizadores, em inglês:
*Atualizada em 18/09/2013, com a correção do público-alvo do
Radix. O game está aberto a participação de professores de qualquer país
Tornar o processo de aprendizagem cada vez mais atraente para o
estudante é um dos principais desafios da educação. Para tanto, muitas
escolas veem incorporando novas estratégias de ensino. A inclusão de
jogos como atividade complementar da grade curricular é uma delas. O
problema é que nem sempre a utilização dos games alcança esse objetivo.
Em alguns casos, os jogos podem ser considerados “bobinhos” pelos alunos
ou então, o assunto pode ser visto por professores como muito denso
para ser trabalhado na tela de um computador. Foi com a pretensão de
atacar essas duas problemáticas que pesquisadores
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